13 filmes sobre o envelhecimento

Nessa semana, dia 12, acontecerá a cerimônia mais aguardada para os amantes do cinema: o óscar! Pensando nessa temática dos melhores filmes, separamos aqui algumas indicações de filmes que tratam sobre o envelhecimento em diversos aspectos: no caráter do Alzheimer, das relações familiares, relações entre casais na terceira idade, entre outros.

Não perca a oportunidade de se sentar e curtir um belo filme com a sua família. É uma ótima forma de refletir um pouco sobre o envelhecimento de uma maneira leve e com muita arte envolvida.

 

04 filmes sobre envelhecimento que ressaltam o amor nessa fase da vida

Ruth e Alex: Um filme muito emocionante e lindo sobre se desfazer de espaços que vivemos a vida toda. O casal decide vender a casa que viveram praticamente a vida toda de casados, porém, depois que eles decidem vender, eles começam a se perguntar se é isso mesmo que vale a pena. O filme possui uma linda reflexão sobre significados e sobre o luto dos finais.

A fuga dos avós: Um filme de comédia bem provocativa, onde incita a reflexão do quanto os avós também querem ter um tempo para serem um casal quando se aposentam, sem as obrigações familiares. É um tema importante para se discutir o papel dos avós na vida dos netos, mas principalmente para relembrar a família de que os avós também são um casal e muitas vezes passam a vida toda esperando o grande momento de se aposentar e curtir a vida.

Ella e John: Um filme muito emocionante, um pouco pesado para quem é mais sensível para os dramas. No filme, Ella e John fazem uma viagem juntos até a casa do escritor Ernest Hemingway, uma forma de concretizar um sonho enquanto não são completamente tomados pelo Alzheimer (John) e pelo câncer (Ella). É um filme que pode conter gatilhos para pessoas que tem alguma vivência difícil nesse aspecto.

 

Nossas noites: Conta uma linda história de dois viúvos que se aproximam para não ficarem sozinhos. Uma reflexão sobre o quanto a vida é capaz de nos proporcionar a experiência do amor, independentemente da idade. Uma reflexão muito boa sobre o etarismo de que pessoas mais velhas não tem desejos e não tem mais aspiração para o romance. Uma ótima indicação de filme para assistir no Dia dos Namorados!

 

03 filmes sobre as relações familiares e o envelhecimento

Viver duas vezes: Um filme de drama com todo tipo de aventura, pois apresenta a história de Emílio, um professor de matemática que está com princípio de Alzheimer e que quer muito reencontrar seu amor de juventude. O filme mostra a dificuldade da filha em lidar com o diagnóstico, enquanto a relação com a neta tem outro desfecho. Uma obra capaz de fazer nós refletirmos sobre até que ponto somos capazes de ter controle sobre a nossa vida e a vida do outro.

Meu Pai: Um filme desafiador que nos mostra o quanto o processo de envelhecimento pode ser difícil para algumas pessoas, onde o foco é mostrar a dificuldade que o pai tem em aceitar os cuidados que sua filha quer lhe oferecer e todos os desafios enfrentados diante dessa realidade.

Encanto: Uma animação da Disney recente que conta a história da família Madrigal, onde a sua matriarca é Alma Madrigal, uma mulher idosa que sustenta toda a sua família e se mostra muito exigente para que todos sigam a tradição de encanto, um exemplo claro da representação das mulheres latinas e a sobrecarga de cuidado da família que elas enfrentam.

 

03 filmes sobre finitude da vida e envelhecimento

Antes de Partir: Um clássico do cinema que fala sobre dois homens com pouco tempo de vida devido ao estágio avançado que o câncer se encontra, decidem colocar em práticas todos os sonhos que possuem antes de morrer. Uma belíssima história que mostra o quanto o processo de envelhecimento e de finitude da vida deve ser levado de forma natural, como um rito de passagem esperado e deve ser aproveitado ao máximo.

A despedida: Uma representação da cultura oriental em alguns países em que a família não conta para a idosa que tem pouco tempo de vida, as pessoas a tratam diferente, mudam seus hábitos, tentam reunir a família. Uma importante reflexão para se pensar até que ponto a família está tentando proteger a pessoa doente ou apenas a si mesma e os seus próprios sentimentos.

A última lição: Um filme que também é intenso e pode gerar gatilhos de acordo com a vivência. Conta a história de uma mulher idosa que decide aos 92 anos o dia exato em que irá morrer e não recebe apoio de sua família, apenas de uma filha que vivencia com ela essa experiência. Uma reflexão sobre a importância de permitirmos que a pessoa idosa seja ela mesma, mesmo que isso possa ir contra alguns pensamentos nossos, visto que a pessoa idosa tem o direito de ser quem ela é e agir da forma que fizer mais sentido para ela.

 

03 filmes sobre reinvenção na velhice

A última gargalhada: Dois rapazes que estavam em uma casa de repouso resolvem abandonar o espaço e ir viver seus últimos dias de Glória e realizar sonhos que nunca conseguiram ao longo da vida. Isso porque colocaram a frente os deveres de pessoas responsáveis que precisavam sustentar uma família. Uma história linda sobre a importância de não deixarmos sonhos morrerem, independentemente da idade que iremos realizá-los.

As Rainhas da Torcida: Mostra um grupo de mulheres que sempre teve o sonho de se tornarem torcedoras, porém por diversas situações da vida, nunca tiveram tal oportunidade. Um filme que fala muito explicitamente sobre etarismo de uma forma leve e divertida, aborda sobre a importância da intergeracionalidade e a potência se tem em juntar os jovens e os idosos em atividades em comum.

Última viagem a Vegas: Uma comédia muito leve e divertida que mostra quatro amigos se divertindo em Vegas, onde mostra uma reflexão incrível sobre os tempos de juventude e vai contra essa ideia de que os “velhos tem que ficar em casa”, como se eles também não pudessem se divertir. É um filme para assistir com toda a família para arrancar boas risadas!

 

Espero que você tenha a oportunidade de assistir alguns desses filmes e se maravilhar (assim como eu) com as faces que o envelhecimento tem, todas as complexidades mágicas que essa fase traz e o quanto nós podemos fazer mais nessa fase da vida!

 

Compartilhe este artigo