4 benefícios da fisioterapia para idosos com Alzheimer

O Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva que prejudica as funções mentais importantes. Ela degenera e mata os neurônios causando atrofia cerebral, e isso resulta em perda de memória e de funções cognitivas.

 

Além do acompanhamento médico constante, a fisioterapia também pode auxiliar e trazer resultados positivos na vida dos idosos, você sabia? Ela pode evitar ou diminuir complicações e deformidades. Por isso separamos para você uma lista com os quatro maiores benefícios da fisioterapia em pacientes com Alzheimer.

 

MANTEM A AUTONOMIA

A fisioterapia pode ajudar o idoso a conseguir se movimentar sozinho e ter mobilidade. Isso lhe dará uma autonomia maior, além disso ele se sentirá mais livre para executar algumas pequenas tarefas, como andar, se sentar, se deitar…

 

EVITAR ATROFIA DOS MEMBROS

Conforme a doença vai avançando, o idoso vai perdendo as funções cognitivas e consequentemente os membros vão atrofiando por não serem mais tão utilizados. A fisioterapia faz com que o idoso faça exercícios de fortalecimento muscular, evitando o enfraquecimento dos membros.

 

EVITA QUEDAS

Pelo fato de o idoso não ter os membros atrofiados, ele consegue se locomover com mais facilidade. Isso ajuda a evitar quedas que podem levar a fraturas ósseas e consequentemente ser submetido a uma cirurgia.

 

EVITA DORES MUSCULARES

Por estar se movimentando, a fisioterapia evita dores nos ossos e tendões que poderiam causar um desconforto ao idoso.

 

Lembrando é claro que se as sessões de fisioterapia começarem logo no diagnóstico da doença, os resultados podem ser mais satisfatórios do que com a doença já em nível avançado. E claro, deve haver uma certa constância nas sessões, de forma que não fiquem muito espaçadas e ocorram todas as semanas, se possível.

 

E SE O IDOSO ESTIVER NUMA CASA DE REPOUSO?

Aqui no Terça da Serra oferecemos o serviço de fisioterapia para todos os nossos hóspedes. Eles são avaliados individualmente e tanto o fisioterapeuta, quanto os outros colaboradores do time, montam um plano personalizado para cada idoso.

 

Nós usamos a fisioterapia como uma prevenção e aliada no alívio de dores. Nosso foco é manter a qualidade de vida e a independência de cada hóspede.

 

Você pode conhecer o dia a dia das nossas Unidades nos seguindo em nossas Redes Sociais:

 

Facebook

Instagram

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email