4 Dicas para promover uma boa saúde em pessoas idosas

Aqui em nosso blog nós já falamos sobre saúde em diversos aspectos. Já falamos sobre a importância da atividade física para a pessoa idosa, a importância de uma alimentação balanceada, também já demos dicas de atividades para estimulação cognitiva e já falamos sore a importância de oferecer qualidade de vida. Todo esses temas são ligados para te dizer que a saúde de uma pessoa vai muito além de não ter doenças. Confira abaixo algumas dicas que separamos para manter a saúde de uma pessoa idosa sempre

 

A saúde para além de não ter doenças

Nós temos um costume de considerar que se não estamos doentes, nós temos saúde. Entretanto, isso é relativo e muito subjetivo. Isso porque muitas pessoas com vários tipos de doenças, algumas degenerativas até, sentem que possuem saúde, então percebemos que a saúde tem um sentido muito mais amplo.

A saúde envolve um bem-estar complexo que diz respeito aos âmbitos que nos circundam. Isso é, nós somos muito mais do que um corpo saudável, com ou sem alguma limitação. Nós somos uma cabeça pensante, somos todos os nossos sentidos, somos um ser capaz de gerar conexões genuínas com outras pessoas, por isso a saúde engloba todos esses aspectos e vamos falar um pouco mais sobre cada um deles hoje.

 

Manter a saúde física sempre em forma

O primeiro fator de saúde que vem a mente sempre é o corpo físico! Cuidar do corpo é realmente muito importante e garante que permanecemos sendo autônomos o máximo que conseguimos, para preservar o quanto pudermos a nossa independência. Sendo assim, uma forma de manter a saúde física sempre em forma é realizar atividades físicas capazes de estimular os músculos sempre!

Atenção: essa dica também vale para as pessoas idosas que se encontram acamadas! Pois há quem acredite que a única atividade capaz de se fazer com essas pessoas é a mudança de posição, uma ação meramente em função de evitar escaras no corpo. Mas é importante que os músculos da pessoa acamada também sejam constantemente estimulados, para evitar a atrofiação completa.

A saúde física pode ser mantida com atividades simples como uma volta no quarteirão, no bairro, dentro do quarto, onde a pessoa idosa tiver condições suficientes de treinar a sua marcha. Mas lembre-se que essa atividade deve ser diária, para isso é possível usar diversos tipos de incentivo, como auxiliar a própria pessoa a ir buscar um pertence em outro cômodo, visitar um vizinho ou qualquer outra atividade.

Importante lembrar que a presença de um acompanhamento dos profissionais necessários para garantir a saúde da pessoa idosa são imprescindíveis.

 

 

Promova o bem-estar mental em todos os momentos

Um aspecto superimportante e que nós por vezes deixamos de lado: a saúde mental. É muito comum que na correria do dia a dia não tenhamos tempo, paciência, nem cuidado para lembrar do quanto é importante cuidar da saúde mental. Mas aqui vamos falar de algumas dicas simples para serem adotadas no cotidiano e que podem favorecer toda a família.

Uma dica importante é fomentar a relação da pessoa idosa com os familiares, amigos e vizinhos. Você pode promover encontros entre eles ou se não for possível, promover contato telefônico, virtual, como for. Mas deve sempre manter a pessoa idosa em contato com pessoas que tem importância para ela. É importante também ter atenção ao discurso da pessoa idosa, caso apresente muitas queixas de se sentir um estorvo, procure alterar essa perspectiva e buscar, junto com a pessoa idosa, elencar todos os fatores que fazem com que ela seja tão importante para a família.

Uma forma muito benéfica de manter uma maior relação de bem-estar psicológico é aproximar a pessoa idosa de criança. Idependentemente se serem da família ou de pessoas próximas, a relação intergeracional causa uma maior sensação de continuidade da vida, além de ser uma relação extremamente pura de intenções. Quando e se for possível inclua a pessoa idosa nas atividades do bebê, permita com que ela participe, em alguns casos peça conselhos que considere importante, permita com que a pessoa idosa assuma um papel importante na dinâmica familiar.

Essas são atitudes que podem parecer cotidianas, mas que diante da estrutura com a qual as famílias se erguem hoje, onde todos trabalham e tem milhões de tarefas, acaba por passar batido alguns momentos em família no cotidiano.

 

Manter a mente sempre ativa

Para aqueles que sempre ouviram dizer que depois de uma certa idade nós não aprendemos mais nada, ledo engano, aprendemos sim! É muito importante que nós estejamos sempre exercitando nosso cérebro em aprender algo novo, ou reforçar aquilo que já sabemos. Por exemplo, no caso da pessoa idosa que sabe falar um segundo idioma, incentive ela a falar e escrever neste idioma para praticar, quem sabe até se possível ensinar um pouco do idioma para outras pessoas, isso vale para outros hobbies como: artesanato, tocar um instrumento etc.

Uma outra atividade interessante para incentivar nesta fase da vida é a leitura, uma oportunidade interesse de estimular a imaginação e a visão da pessoa idosa. A jardinagem também é uma ótima escolha, visto que é uma atividade considerada terapêutica, assim como proporcionar a convivência da pessoa idosa com animais que é outra atividade terapêutica que traz diversos benefícios.

Essas são algumas formas de manter a pessoa idosa sempre ativa, mesmo os idosos em um estágio mais avançado de demência podem ser estimulados com leituras, músicas, terapias sensoriais e do toque, aromaterapia, com foco em aguçar os sentidos para manter a mente atenta aos seus diversos estímulos.

 

Oferecer um ambiente acolhedor

Para além dos aspectos anteriormente falados, o ambiente em que a pessoa idosa vive também é muito importante.

Um espaço com cores claras, com entrada de luz e circulação de vento para que a pessoa se sinta confortável. Um espaço onde os  móveis estejam espaçados, não tenha tapetes e objetos que possam atrapalhar a pessoa idosa a transitar pela sala, além de conter objetos orientadores, como: relógios, calendários, lembretes, a fim de auxiliar a localizar a pessoa idosa no tempo e espaço, uma ferramenta importante para os idosos em estágio inicial de demência.

Um ambiente acolhedor também deve contar com fotos da pessoa que possam ativar a sua memória, assim como objetos que tenham valor significativo para ela. Tudo isso com a finalidade  de garantir um resgate da memória, maior sensação de familiaridade e causando assim a diminuição do estresse em diversos aspectos.

É importante avaliar sobre a possibilidade de investir em móveis que tragam maior conforto para a pessoa idosa, como poltronas reclináveis e camas articuladas, mas na falta de condições financeiras para obter equipamentos mais desenvolvidos, é possível pensar em compensações com almofadas ortopédicas capazes de trazer maior conforto para a pessoa idosa por um preço mais acessível.

 

Nas instalações dos Residenciais do Terça da Serra nós contamos com os melhores móveis e equipamentos do mercado, a fim de garantir para o seu familiar maior conforto e comodidade.

Agende uma visita em uma das nossas unidades e venha conhecer as nossas instalações! E se quiser acompanhar o dia a dia de nossos hóspedes, nos siga nas redes sociais.

Instagram | Facebook 

Compartilhe este artigo