5 dicas para evitar que seu familiar idoso caia

Sabemos que a queda na terceira idade é muito complexa, pois pode alavancar uma série de consequências, como por exemplo quebrar um osso, luxações etc. E tudo isso afeta diretamente na autonomia e independência do idoso, que muitas das vezes começa a depender dos familiares para as atividades simples que ele realizava diariamente.

 

Pensando nisso, separamos aqui para vocês, 4 dicas incríveis para evitar que o seu familiar idoso caia. Vamos lá?

 

Troque os tapetes por antiderrapantes.

O maior inimigo da mobilidade de um idoso é uma casa cheia de tapetes. Se não forem antiderrapantes, eles podem se mexer quando o idoso pisar, levando assim a quedas. Por isso tente sempre utilizar tapetes antiderrapantes, principalmente em ambientes com piso escorregadio, e ambientes com piso que já não escorregue, prefira não incluir os tapetes.

 

Opte por sapatos fechados

O sapato fechado dá mais segurança ao idoso do que um aberto. E isso faz toda a diferença na locomoção! Chinelos por exemplo, podem arrebentar e levar a queda. Por isso opte sempre por sapatos fechados e fáceis de encaixar no pé (que não tenham cadarço, por exemplo).

 

Mantenha os ambientes bem iluminados

Se até nós as vezes caímos ou batemos o pé quando as luzes estão apagadas, imaginem os idosos. Mantenha sempre ambientes com luzes acesas e se possível com sensor de presença que acenda quando o idoso se mexer.

 

Torne a casa adaptada

A inclusão de barras de apoio nos banheiros, corredores e locais que o idoso passe a maior parte do seu tempo é fundamental. Isso trará mais segurança ao se abaixar, levantar-se e caminhar.

 

Não mude os móveis de lugar

Manter os móveis onde o idoso já está acostumado é uma coisa muito importante e evita que ele se esqueça que aquilo mudou e bata no lugar sem querer. Mantenha as coisas do modo que ele está acostumado para que ele consiga se locomover sozinho sem problemas.

 

E se você precisar de ajuda para cuidar do seu familiar idoso, pode nos chamar. Aqui no Terça da Serra os ambientes são todos pensados para o maior conforto do idoso. Eles são monitorados 24 horas por dia com nossa tecnologia de smart band que é nossa aliada na prevenção de quedas. Se quiser saber mais sobre nossos residenciais, confira em nossas redes sociais.

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email