A importância da atividade física para a pessoa idosa

A atividade física é muito importante em todas as idades, pois garante que tenhamos o nosso condicionamento muscular sempre em ordem. É capaz de prevenir diversas doenças não apenas cardiovasculares, mas muitas outras, além de melhorar o nosso bem-estar físico e psicológico.

 

Essa é uma informação que a maioria das pessoas tem, apesar de um grande número de pessoas não praticar atividades físicas. Em 2019 foi realizada uma pesquisa pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE que constatou que cerca de 40% dos brasileiros adultos praticam atividade física suficiente para obter benefícios à saúde. Um número muito irrisório, visto que a maioria da população brasileira tem conhecimento sobre os benefícios da prática. Mas nós sabemos que essa questão não envolve apenas conhecimento, mas sim tempo, disposição e condições em geral.

 

O começo é sempre mais difícil

Quando envelhecemos, conforme os filhos crescem, vem a aposentadoria e o ritmo de vida se transforma em um processo gradual. Podemos dizer que esse é um momento propício para a pessoa idosa começar a realizar atividade física e aliar isso a uma dieta balanceada. Mas é claro que o começo é sempre mais difícil, principalmente depois de uma longa trajetória de sedentarismo, falta de costume e uma falta de interesse em realizar atividades deste gênero.

Então, começar por onde? Como? O mais importante a levar em consideração é a opinião e o desejo da pessoa, ela pode até dizer que não quer fazer nenhuma atividade física, pode até afirmar que não gosta de absolutamente nenhuma “modalidade”, mas a atividade física não é apenas o esporte, a musculação ou outras atividades que exigem grande esforço. Todos os nossos movimentos são atividades físicas e é importante que a pessoa idosa entenda isso.

 

Atividade física não deve ser sofrida

Os jovens que estão em busca de um corpo esculpido podem sofrer com a atividade física, eles têm muito tempo e muita disposição para isso, geralmente é uma atividade para condicionamento físico e aumento da resistência muscular, mas a do idoso não precisa ir nessa mesma linha.

É importante que seja feita sempre uma progressão das atividades, para que haja realmente um aumento do condicionamento e sempre uma melhora na condição de saúde e sempre podendo adaptar de acordo com a capacidade do idoso.

Um exemplo: um idoso independente com limitação funcional de locomoção, muitos com uma característica específica de arrastar os pés quando andam, o que mostra o quanto a atividade física é capaz de melhorar a sua locomoção para prevenir quedas, principalmente em locais que podem ter tapetes ou objetos que dificultem a locomoção.

Junto com um profissional de fisioterapia, as atividades para ele serão pensadas e elaboradas respeitando a sua limitação, mas buscando um avanço gradativo do seu condicionamento físico dos membros inferiores.

 

A atividade física como um jeito lúdico de promover a saúde

Muitas vezes pelo fato de a atividade física exigir maior empenho e esforço, as pessoas idosas são mais capazes de oferecer resistência.

Por esse motivo, é necessário que a atividade física seja encarada como uma atividade lúdica para garantir que o idoso entenda qual é a sua importância, como por exemplo, deixar claro para a pessoa idosa que o exercício com a bola de pilates é para fortalecer os músculos para que o idoso possa sair sozinho da cama, os exercícios com o elástico para fortalecer os braços, na verdade é um treino para que ele alcance as prateleiras mais altas de casa sem precisar pedir ajuda. Quando os ganhos das atividades físicas são aplicados no dia a dia, elas garantem que o idoso possa compreender e concretizar de forma clara quais são os ganhos que ele terá com aquele esforço.

 

Seja um exemplo de boas práticas

Para além de incentivar a pessoa idosa a se exercitar, participe junto com ela para garantir que o exercício físico não traga apenas os ganhos para o corpo, mas para as relações. Construa boas memórias com a pessoa idosa ao compartilhar uma caminhada na beira da praia ou no parque, aprender uma nova atividade física em conjunto, essa é a melhor forma de criar uma marca na vida dos seus pais ou outras pessoas idosas, pois criará memórias saudáveis para toda a vida.

 

O Terça da Serra está disponível para te oferecer todo o suporte para criar essas memórias saudáveis, com profissionais especializados na área da fisioterapia para acompanhar o processo de envelhecimento da pessoa idosa, levando em conta todas as suas condições, mas principalmente os seus desejos. Venha conhecer uma das nossas unidades!

Compartilhe este artigo