A importância de ter planos na terceira idade

O final de ano é um período que todos nós costumamos rever o nosso ano e criar planos para o ano seguinte. Mas e as pessoas idosas, também têm esse costume? Devemos pensar que todos nós, ao longo da vida fazemos planos! Esse é um dos grandes sentidos da nossa vida. Mas existe uma cultura popular que entende o envelhecimento como um período de descanso, sem a prospecção de planos a longo prazo que – para algumas pessoas – podem nem ser cumpridos.

 

A importância dos planos como propósito de vida

Durante a nossa vida, nós construímos propósitos de acordo com a nossa idade, crianças geralmente constroem o propósito de crescer, concluir os estudos, estudar e se tornar alguém que elas idealizam ser, quando adolescentes, alguns constroem o propósito de estudar, outros de encontrar o amor, os adultos costumam construir propósitos mais concretos, baseados em metas e planos que envolvem organização financeira, familiar e os idosos? Quais são os propósitos que se tem para as suas vidas?

Diante de uma vida atarefada, com planos que envolvem o cuidado dos filhos e da família, muitas vezes não há tempo ou consciência do envelhecimento, por isso, nem sempre se pensa no que se quer fazer após a aposentadoria, ou após uma certa idade, pois não se trabalha com uma determinada ideia de até quando iremos viver. Onde muitos concebem a ideia de que simplesmente querem envelhecer sem dar trabalho aos mais novos, querem descansar dos longos anos de trabalho, sem maiores expectativas.

Os nossos propósitos de vida não precisam ter grandes proporções, devemos ter em mente que os nossos propósitos podem ser construídos com metas alcançáveis: aprender um novo instrumento, uma nova língua, socializar mais com outras pessoas, tornar-se voluntário, entre outras opções. A importância não está em qual será o projeto para o próximo ano, mas sim o significado que se tem para a pessoa idosa, o quanto esse projeto será significativo e trará boas sensações para o próximo ano.

 

Os planos de vida e a promoção do bem-estar

O envelhecimento não está sujeito apenas ao Alzheimer, embora muitas pessoas acreditem nisso, mas uma das grandes recorrências nessa fase da vida é a depressão, uma doença mental que pode ser confundida com a demência leve, por expressar sintomas parecidos, mas muitas vezes é por esse sentimento de invalidez e inutilidade, causado pela falta de planos e pela falta de perspectiva dos próximos anos.

A expectativa de um novo ano com novos planos traz a sensação de bem-estar de novas esperanças para o ano que vai entrar, muitas pessoas acreditam que a pessoa idosa não deve ser incomodada com problemas e só deve descansar, de forma que acaba por não estimular a sua inteligência conceitual, temos uma matéria sobre isso aqui.

Devemos ter em mente de que quando mais cerceamos os planos, os desejos e os sonhos das pessoas idosas, mais estamos fortalecendo o seu processo de degradação cognitiva, fazendo com que ela se esforce para raciocinar cada vez menos, o que não deve ser uma prática a ser estimulada. Não somos capazes de premeditar quando tempo temos de vida nem mesmo quando somos jovens, por isso, não devemos adotar essa prática durante a velhice, pois não é benéfica.

 

A importância do envolvimento familiar nos planos de vida

Muitas vezes os idosos se retiram voluntariamente da vida de seus familiares por medo: medo de dar trabalho, medo de ser um estorvo, medo de estar incomodando, principalmente aquelas pessoas com um perfil mais recluso, com maior dificuldade de socializar, por esse motivo é tão importante que a família esteja atenta e envolvida para garantir um estímulo de planos para o ano seguinte.

Vejamos aqui algumas dicas para estimular o plano de vida do seu familiar idoso:

  • Resoluções de Ano Novo: faça junto com a pessoa idosa algumas resoluções de ano novo, podem ser simples, como “manter a saúde”, estipular os check-ups que serão feitos ao ano, se tem alguma nova atividade física que a pessoa idosa quer passar a praticar, como podem ser resoluções mais elaboradas como retomar o contato com alguma pessoa, reformar um cômodo da casa após a viuvez, entre muitas outras coisas.
  • Retrospectiva do ano: faça uma retrospectiva de como foi aquele ano para a pessoa idosa, todos os desafios que foram superados, novos hábitos que ela passou a adotar, a importância da participação dela na família, essa é uma forma de valorizar o ano vivenciado e o novo ano que virá.
  • Cápsula do tempo: faça com a pessoa idosa uma cápsula do tempo para ser aberta dali um ano, para que ela escreva o que espera viver ao longo daquele ano, onde espera estar no ano seguinte, para os idosos mais pessimistas que acreditam que não estarão vivos para viver esse momento, ressalte a importância de deixar uma marca para as futuras gerações.

 

O residencial como um local de acolhimento para os novos planos

Algumas pessoas enxergam o residencial sênior para idosos como um local “de fim de vida”, mas ele é, na verdade, a continuação da vida com cuidados especializados. Ele pode ser esse um espaço de desenvolvimento de novas atividades, visto que dentro do residencial existem vários profissionais capazes de auxiliar o idoso a potencializar as suas habilidades.

O residencial pode também ser um lugar para criar planos para o ano seguinte com a ajuda dos profissionais que acompanham a pessoa idosa, diante do plano de atendimento personalizado para cada idoso, a família pode alinhar junto com a equipe técnica e o próprio idoso quais serão as atividades a serem realizadas no ano seguinte: aprender uma nova língua? Praticar mais a leitura? Desenvolver melhores relações com os outros hóspedes? Podem ser diversas opções para que a pessoa idosa tenha novos planos para o próximo ano.

Então se você tem um familiar idoso na sua família, compartilhe essa matéria com os outros integrantes da família para que vocês possam transformar o próximo ano em um momento ainda mais incrível e especial para ele.

Nós aqui do Terça da Serra desejamos um feliz Ano Novo para você e para toda a sua família e esperamos continuar contando com você para um novo ano de muito mais matérias incríveis para poder te ajudar a cuidar melhor do seu familiar idoso!

 

Um feliz 2024 para todos nós!

 

Compartilhe este artigo