3 dicas imperdíveis para manter a autoestima na terceira idade

Manter a autoestima na terceira idade tem inúmeros benefícios. Porém, nós sabemos que muitas vezes, as pessoas podem deixar que esse sentimento vá embora com o passar dos anos. O rosto da juventude começa a ganhar novas marcas, os cabelos que tinham cores fortes agora estão brancos, o corpo todo começa a mudar.

Para muitos aceitar que a velhice chegou pode ser difícil. Para não se entregar as dificuldades impostas pelo processo natural de envelhecimento, precisamos ser carinhosos com o nosso próprio corpo, entender essa fase da vida e lidar com ela de forma graciosa. Por isso, nós da Terça da Serra preparamos algumas dicas para ajudar a manter a autoestima nessa nova fase.

Por que a autoestima na terceira idade é importante?

Uma autoestima em alta na terceira idade facilita o engajamento em atividades sociais e de autocuidado, por impactar na autopercepção. Pessoas que se cuidam conseguem retardar o processo de envelhecimento.

Os primeiros sintomas da perda da autoestima

O primeiro sintoma que pode ser observado é a baixa motivação, acompanhado de negatividade, pessimismo e indícios de depressão. O idoso começa a desvalorizar a si mesmo e concentra-se apenas em reclamar das novas limitações.

Como lidar com as mudanças no corpo?

Comece dando pequenos passos, uma mudança muito brusca pode assustar mais ainda. Faça uma listinha de pequenos planos e trace metas que ao serem cumpridos deverão, obrigatoriamente, ser comemorados. Demonstre motivação e confiança.

Mais importante do que planejar carreira, família, viagens é cuidar de si mesmo. Coloque-se em primeiro lugar e tente se olhar com mais carinho. O novo assusta, mas reencontrar-se a cada mudança pode ser um presente e tanto!

Existem vários profissionais que podem contribuir para a manutenção da autoestima na terceira idade. O Terapeuta Ocupacional é um deles! Clique aqui e entendo o papel dele no processo de envelhecimento.

Conheça o dia-a-dia das nossas Unidades nos seguindo nas Redes Sociais:

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email