Como cuidar de um idoso que não aceita ser cuidado?

A primeira coisa que você tem que saber é que não está sozinho nessa! São muitos casos onde os familiares idosos não aceitam ajuda. Isso é extremamente delicado, porque se ele está precisando de cuidados, é porque envolve alguma questão médica, não é mesmo? Então vamos deixar algumas dicas de como convencê-lo de que sua ajuda é necessária.

 

Tente entende-lo!

Esse é definitivamente o primeiro passo! Ouça-o verdadeiramente. Sem tentar argumentar ou impor a sua vontade. Tente entender o por quê dele não querer ajuda (seja dos familiares ou de cuidadores).

É importante demais ouvir o idoso. Pode ser que ele não compreenda a necessidade de tal ajuda, ou não quer pessoas estranhas dentro da sua casa por medo. Nesse primeiro momento tente apenas ouvir o que ele tem a dizer, a partir disso você irá formular os passos a seguir.

 

Seja razoável!

Tente negociar com o idoso, sempre com argumentos razoáveis. Explique o seu ponto de vista, mostre exemplos que deram certo, lembre-o que você estará lá para o que ele precisar. Seja compreensível e saiba “negociar”. Ambos precisarão abrir mão de algo, então coloque-se no lugar dele e vá com calma.

 

Adapte o ambiente

É extremamente importante que você adapte a casa do idoso para que ele consiga viver melhor. Colocar barras de apoio, assentos, eliminar o excesso de móveis no caminho, remover os tapetes escorregadios e troca-los por antiderrapante.

Também precisará anotar os horários de remédio, guardar de modo que ele consiga toma-los com facilidade. Organizar tudo para que seja o mais fácil possível para o idoso, você e no caso de contratar um cuidador, para ele também. Adaptar a rotina do idoso nessa fase é de imensa importância também. Mas lembre-se de inclui-lo nesse processo e ter paciência.

 

Vá com calma

Principalmente nos casos de idosos que não aceitam os cuidados de um cuidador, tente apresenta-los, deixe o idoso criar confiança naquele profissional. Apresente-o como um amigo, alguém que irá ajuda-lo em algumas tarefas pequenas, assim ele irá conhecendo a rotina e se acostumando com a presença dele.

 

Essas dicas são extremamente importantes! Mas tente sempre ter paciência e entender que talvez no lugar daquele idoso que sempre teve sua independência e liberdade, isso significa um passo muito grande para ele. Colocar-se no lugar do outro é importante nesses casos.

 

E se precisar de ajuda nós podemos te ajudar. Em nossos Residenciais Sênior os idosos são monitorados 24h por dia para evitar quaisquer tipos de acidente. Além é claro de possuirmos uma equipe de colaboradores que estão sempre disponíveis para ajudar. Se quiser conhecer um pouco mais, nos siga em nossas redes sociais.

 

Compartilhe este artigo