Como é a alimentação em uma casa de repouso?

A alimentação do idoso em uma casa de repouso é uma das maiores dúvidas dos familiares! Isso porque muitas pessoas enxergam a comida como um ato de afeto e queremos nossos familiares sempre bem alimentados.

É muito comum o mito de que em casas de repouso idosos só comem sopa, pão, leite e comidas pastosas. Mas calma, não é isso não!

Cada instituição possuí um cardápio elaborado pela nutricionista, com opções diversas e sem repetições de pratos em um período razoável. São 6 refeições por dia todas balanceadas e deliciosas.

Quando o idoso entra no Residencial Sênior, a nutricionista irá avaliá-lo para conhecer o seu quadro e descobrir suas preferências alimentares, alergias e compreender o trabalho que será realizado com o idoso.

Todo o trabalho da nutricionista dentro da unidade é realizado junto à equipe de enfermagem, para que ela possa entender o avanço de sua adaptação e verificar se há necessidade de atendimento quinzenal ou mensal para aquele idoso.

Veja abaixo um exemplo de uma refeição em nosso residencial:


Os desejos do idoso são respeitados na hora da alimentação?

Sim! Todos os desejos são respeitados e incluídos nos cardápios temáticos e festivos, ou até em nossas oficinas culinárias. Dessa forma conseguimos incluir pedidos diferenciados de forma livre, sem comprometer o acompanhamento nutricional que é realizado.

Além disso os cardápios são todos elaborados com o que a maioria dos idosos gostam de comer, visto que as preparações são infinitas.

Esse acompanhamento e cautela na hora de respeitar os desejos de cada hóspedes são extremamente importantes! Vamos te dar um exemplo: um idoso diabético quer sempre comer um docinho. Ele não será privado de comer doces, porém o teor de açúcar será controlado para garantir a sua saúde e evitar o agravo da doença.

Veja abaixo um exemplo de um de nossos cardápios semanais:

 

Mas eu posso levar um mimo para ele?

Muitas pessoas entendem que a melhor forma de agradar é presenteando seu familiar com uma comida que ele gosta.

Mas esse não precisa ser o único ato de agrado ao idoso. Isso porque é muito importante ter em mente que alguns idosos não podem ser incentivados a consumir alto teor de açúcar e alimentos ultra processados.

Mas nosso intuito é nunca proibir o familiar de agradar com uma comida que o hóspede goste. Mas conscientizamos sobre as dietas, informamos sobre as opções sem açúcar e damos uma orientação completa!

As comidas que eu levo ficam no quarto com o idoso?

Não. Os itens de consumo pessoais do idoso são separados na dispensa da instituição. São devidamente etiquetados e datados para serem entregues ao idoso em pequenas doses, através do acompanhamento nutricional.

Isso porque os alimentos não são permitidos no quarto pela medida da ANVISA, a fim de evitar a proliferação de insetos indesejados nesses espaços.

 

A alimentação do idoso na Casa de Repouso é um trabalho em conjunto com a equipe da instituição e com os familiares. Para que deste modo o idoso se sinta confortável com as opções oferecidas, sem o sentimento de privação de seus desejos.

Venha nos visitar e conhecer de perto o jeito Terça da Serra de cuidar de idosos! Se apaixone pelo cheirinho delicioso de comida caseira vindo de nossa cozinha.

E se você quiser acompanhar o dia a dia das refeições em nossas unidades, postamos diariamente em nossas redes sociais.

 

Compartilhe este artigo