Esse é um problema bem comum! Muitas pessoas relatam que o idoso com Alzheimer está com dificuldades para comer. Então hoje iremos falar um pouquinho sobre isso.
O primeiro ponto a se rever é: por que ele não quer se alimentar? Será que ele esquece de comer? Ou perdeu o paladar? Talvez ele não consiga mastigar? Estar atento aos pequenos sinais é essencial, pois a alimentação é extremamente importante. Por isso separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar nesse momento.
-
Que tal fazer algo antes da refeição?
Tente fazer atividades que cansam um pouco antes do horário de comer, pois deste modo a pessoa estará com um pouquinho mais de fome. Faça uma leve caminhada, alguma atividade rotineira como tomar um banho, qualquer coisa que exija um pouco mais e o canse.
-
Misture a refeição com diversão
Tente entender quais são os alimentos que mais agradam o paladar do seu familiar. Utilize temperos, cores, formas diferentes para montar pratos que deem aquele ar de vontade de comer, tente não bater a comida no liquidificador para virar uma papinha. Transforme esse momento em um horário divertido para ele! Inclua histórias, converse, cantarole, isso fará com que a refeição se torne prazerosa para ele. Só tome cuidado para não fazer muito barulho e acabar criando distrações ao invés de ajudar.
-
Não force!
Forçar um idoso a comer é a pior coisa que você pode fazer. Ele pode acabar associando aquele momento com algo ruim e tendo a mesma impressão sobre você. Tenha paciência! Esses problemas com a alimentação são mais normais do que você imagina.
-
Verifique se ele está conseguindo mastigar direito
A mastigação e deglutição costumam ser muito afetadas nessa doença. Verifique se o idoso está conseguindo mastigar bem. Tente sempre cozinhar os alimentos um pouco além do ponto, para que fiquem mais moles. Isso não significa que você deve transformar a comida dele em um purê!
-
Procure ajuda de uma nutricionista
Ela conseguirá te deixar a par de como está a nutrição do idoso, bem como te dar dicas úteis para a preparação dos alimentos e como incentivá-lo a comer. A ajuda de um profissional é extremamente importante, até porque em alguns casos pode ser até algum remédio que esteja modificando o apetite, então ela poderá ajudar.
A nutrição de um idoso é extremamente importante! Em nossos residenciais temos nutricionistas que trabalham diariamente montando cardápios que contenham exatamente o que cada hóspede necessita. Além de fazer mensamente a pesagem e medição para verificar se ele não está emagrecendo demais. Se você tem interesse em conhecer um pouquinho do dia a dia em nossos residenciais, nos siga nas redes sociais.