Meu familiar idoso está muito isolado, ele pode ir para uma casa de repouso?

Essa é uma dúvida que muitos familiares possuem, pelo medo do idoso ao estar em uma casa de repouso ficar ainda mais recluso do que antes, mas essa não é a realidade do Terça da Serra. Nós temos alguns diferenciais que fazem com que o seu familiar seja estimulado, dentro dos próprios interesses, a interagir com pessoas e com diferentes atividades.

 

Um dos grandes diferenciais do Terça da Serra é a constante busca pela melhoria de um espaço confortável, pensado de forma estratégica e com base em altas tecnologias para que o seu familiar se sinta confortável, acolhido e preparado para interagir da forma que lhe trouxer maior benefício.

 

O plano individualizado de cuidado

Quando nós recebemos um hóspede, toda a equipe técnica envolvida se reúne para poder compreender a história de vida daquela pessoa, quais são os seus gostos, suas preferências e seus desejos, pois a partir do momento que ela passa a fazer parte da família Terça da Serra. Nós estaremos disponíveis para suprir as suas necessidades e oferecer o maior índice de conforto.

Sendo assim, o plano individualizado projeta quais serão as atividades nas quais o idoso será inserido, de acordo com a sua preferência. Quais atividades fará parte, quais são as suas necessidades de saúde e quais tratamento dará início dentro do residencial. Tanto tratamentos em grupo quanto individualizados.

O plano individualizado de cuidado tem como foco garantir que o idoso seja tratado de forma personalizada, sempre em busca da sua maior interação com a equipe de cuidados, outros hóspedes e com os seus familiares. Além disso, através deste plano é possível acompanhar os avanços realizados com o hóspede ao longo do tempo e de forma periódica.

 

Uma socialização diferenciada

Nós dentro do Terça da Serra oferecemos a socialização mesmo nos momentos mais simples do dia a dia. Pensando nisso, as mesas em que o idosos sentam são mesas pequenas, com poucas cadeiras e com aspecto mais casual, onde é pensado meticulosamente pela equipe de cuidados os seus assentos, a fim de garantir que hóspedes com as mesmas afinidades e interesses possam estar próximos e assim, conviver.

Há quem prefira deixar o familiar sozinho dentro de casa ao longo do dia, frente a uma televisão com comida feita na geladeira ao invés de ir para um residencial sênior. Porém no residencial o seu familiar terá maior suporte nutricional, onde fará todas as refeições de forma balanceada, além de muitos momentos de descanso em frente a televisão, mas com a convivência com outras pessoas da mesma idade e que possuem gostos mais próximos aos seus.

A vivência dentro de um residencial nunca deve ser vista como abandono, mas sim como uma estratégia de cuidado, pois não é uma forma da família se tornar ausente, mas sim em ser preocupada com a vivência da pessoa idosa, com o cuidado que recebe e com a maior possibilidade de ter um envelhecimento positivo e digno.

 

O isolamento do familiar por medo de dar trabalho

Há muitos familiares que se isolam com medo de dar trabalho, com medo de ser um peso na vida das pessoas mais jovens que são responsáveis pelos seus cuidados. Dentro de um residencial, o familiar vai poder desenvolver as suas próprias atividades, participar de eventos e festividades, descobrir novos hobbies e não terá tempo de se sentir inútil, pois só estará parado quando bem quiser, e não por falta de opções do que fazer.

Devemos compreender que o envelhecimento está cada vez mais longevo e que por isso, as pessoas têm muito mais tempo para aproveitar a sua vida depois de se aposentarem, por isso, devemos dar vida aos anos que nos sobram, realizando atividades do nosso interesse e convivendo com pessoas diferentes. Essa é uma ótima forma de construir novas relações e até ampliar os horizontes do que já se conhece.

Dentro do residencial a equipe técnica trabalha junto ao idoso, a fim de garantir que a família possa estar sempre presente, visto que as visitas não precisam ser agendadas e não possuem um dia certo para acontecer. Garante maior tranquilidade tanto para o idoso quanto para o familiar que aquela é a sua casa, de forma que pode receber os seus familiares todos os dias sem uma restrição de horário. Pode inclusive convidar os familiares para assistir alguma atividade que esteja fazendo ou participar junto de alguma atividade.

 

E se o meu familiar se recusar a fazer atividades?

Os idosos não são obrigados a realizar nenhuma atividade que não seja do próprio interesse, de forma que é respeitada a sua vontade perante o desejo de estar durante maior período em convivência com outros hóspedes ou não. De início é possível que alguns idosos apresentem maior recusa, visto que no período de adaptação ainda não se sentem completamente confortáveis, porém com o passar do tempo, naturalmente os vínculos se estreitam com algumas pessoas, seja com a equipe de cuidados ou hóspedes, mas sempre existe alguns vínculos capazes de fortalecer a socialização do idoso dentro do residencial.

Além disso, a equipe técnica busca sempre compreender quais são os motivos que levam ao isolamento da pessoa idosa, a fim de garantir total suporte psicológico para o idoso, caso seja necessário, conforme orientações técnicas.

 

A importância da presença dos familiares dentro do residencial

Um idoso que sempre está recluso, em alguns casos, pode ser uma pessoa que se sente abandonada, por vezes mesmo com os familiares presentes em visitas, pode ser a forma como a pessoa idosa entende a sua ida para o residencial, ou como lida com o processo de transição. É necessário que os familiares sejam sempre claros na comunicação e a equipe técnica também está presente para dar suporte nesse sentido, a fim de garantir que a pessoa idosa possa compreender o papel de importância que a família tem para a sua convivência saudável.

Além disso, é importante que a pessoa idosa compreenda de forma clara sobre os cuidados prestados e caso seja necessário, é possível reavaliar com o idoso o plano de cuidados individualizado, a fim de proporcionar alterações que possam oferecer maior conforto para as suas necessidades.

 

Histórias de amor do Terça da Serra

Dentro das nossas Unidades, já tivemos dois casos de idosos que se conheceram dentro do residencial e se apaixonaram Histórias de amor e de companheirismo. Com total ciência e apoio dos familiares que acharam mais do que favorável que o relacionamento fosse mantido. Inclusive em um dos casos, levou-se o caso até para a justiça, para garantir o direito de o casal dormir no mesmo quarto, mesmo não sendo casados no papel.

O Terça da Serra é um lugar para continuar ou até mesmo recomeçar a sua vida. Dificilmente o seu familiar idoso vai optar por se manter isolado, diante de tanta beleza dos encontros da vida que ele poderá encontrar dentro das nossas unidades.

 

Nas redes sociais do Terça da Serra você pode conferir o trabalho incansável que nós realizamos, todas as nossas festividades, os nossos eventos e passeios, a fim de conhecer um pouco mais do nosso trabalho.

Caso possua um familiar idoso e queira tirar dúvidas sobre o plano de cuidados individualizado, pode ainda entrar em contato com uma das nossas unidades para conhecer melhor o trabalho realizado.

Siga as nossas redes sociais e não perca as próximas festividades, eventos e passeios que o Terça da Serra proporciona!

Compartilhe este artigo