Meu familiar idoso não quer tomar banho, o que eu faço?

Esse é um problema muito comum entre cuidadores e familiares de idosos! Principalmente porque é uma das situações de menor manejo, principalmente em espaços residenciais em que o tempo é curto e acredita-se que fazer as coisas à pressa é a melhor maneira. Mas aqui vamos desvendar algumas dúvidas ao decorrer deste texto.

 

Devemos compreender as causas para a recusa a tomar banho

Na maioria das vezes a pessoa nunca foi assim. Esse costume passa a acontecer de um momento incerto, onde o idoso por muitas vezes fica agitado, irritado e se recusa a tomar banho. Em alguns casos mais graves, o idoso chega a ficar agressivo e tentar agredir a pessoa que tenta dar banho.
É necessário compreender qual é a causa, e muitas vezes a melhor forma é analisar a forma de cerimônia do banho. Em primeiro lugar, é necessário compreender como é feito o processo de tirar a roupa da pessoa. Isso porque, muitas vezes a pessoa idosa pode ter dores nas articulações e quando é feito a retirada das roupas, pode acabar machucando-a.
Além disso, a forma como é feito o processo do banho pode ser incômodo. As vezes na cadeira ou até mesmo no leito, pode ser uma forma que deixa a pessoa idosa desconfortável. Por isso nós devemos compreender como é realizado o manejo, como é feita a higiene nesses casos com o auxílio de uma cadeira ou em caso de banho no leito. Mas tudo isso falaremos com mais calma e com mais detalhes.

 

Por onde se começa a tomar banho?

Devemos compreender que quando somos autônomos, nós tomamos o banho pela forma como nos é mais confortável. Geralmente as pessoas começam a molhar as partes que são menos sensíveis ao frio, no caso a região dos pés, pois é uma região de mais fácil acesso para obter uma regularização da temperatura corporal.
Perceba a temperatura da água para compreender as reações da pessoa idosa, pois uma água em temperaturas extremas, tanto fria, quanto quente, pode causar um enorme desconforto para ela e isso gera a sua agitação, irritabilidade e recusa de tomar banho.
Além disso, devemos compreender que há uma sequência a ser seguida ao longo do banho. Após a adaptação da temperatura da água para a região dos pés e das pernas, prossiga para o tronco, molhando gradualmente o abdômen e as costas. Utilize uma esponja macia ou uma toalha úmida para molhar essas áreas, garantindo que a água atinja todas as partes necessárias, pois isso irá garantir que o banho se torne mais confortável.
A próxima região a ser molhada são os braços e as mãos, toda a extensão do braço deve ser molhada, inclusive a axila, onde por fim é feita a lavagem do rosto e da cabeça, pois essa é a região mais sensível, de forma que há muitas pessoas que começam o banho pela ordem contrária, o que é muito prejudicial para a experiência vivenciada pela pessoa idosa.

 

A comunicação antes, durante e após o banho é fundamental!

A hora do banho é um momento muito íntimo que deixa a pessoa idosa em uma posição muito vulnerável. Por isso a comunicação é fundamental para garantir um bom relacionamento e garantir que esse seja um momento de tranquilidade.
A anunciação dos movimentos é muito importante! Anunciar a entrada no quarto, anunciar onde o banho será realizado, perguntar qual roupa a pessoa deseja usar, pedir a colaboração da pessoa para tirar as roupas, pedir licença para tirar as roupas da pessoa, assim como para tocar as partes do corpo que serão manejadas, incentivar a pessoa a se movimentar, a se lavar sozinha, pedir ajuda para que a pessoa coloque a própria roupa.
Todas essas formas de se comunicar garante que seja estabelecido um vínculo de confiança. E claro, ainda valoriza os sentimentos e os gostos da pessoa idosa, o que mostra que o cuidado é mais do que apenas uma tarefa mecânica, mas sim um ato de atenção e de zelo.

 

A organização é uma grande ajuda

Uma das formas para garantir que esse processo seja mais simples, é a organização! Garantir que as coisas estejam acessíveis no banheiro: shampoo, sabonete, esponja, toalha. Prepare o ambiente antes de levar o idoso para o banheiro, pois assim evita deixar o idoso sozinho em água corrente ou mesmo sem roupa com a água fechada enquanto espera o cuidador. Além disso, para idosos mais dependentes, também é importante essa organização para evitar quedas ao deixar o idoso sozinho.
Uma forma de organização fundamental é o estabelecimento de uma rotina, com a construção não apenas de um horário, mas de uma série de procedimentos para garantir que a pessoa idosa saiba exatamente o passo a passo da preparação para o banho, o que diminui a sua irritabilidade e traz mais confiança na pessoa responsável pelo cuidado.
É muito importante compreender que a organização garante que a ação exija muito menos tempo dos envolvidos. Garante muito mais assertividade nas ações e garante que a pessoa idosa se sinta mais confortável com a eficácia do cuidado, de forma a diminuir a agressividade das pessoas idosas.

 

Dicas adicionais

Uma boa forma de garantir maior conforto para a pessoa idosa é o aquecimento do ambiente, de forma a oferecer maior conforto para que a pessoa idosa possa se despir e iniciar o banho.
Faça uso de hidratantes! Pois o banho quente resseca a pele da pessoa idosa, de forma que o hidratante irá oferecer mais frescor e suavidade para a pele.
Incentive a independência quando possível: se o idoso tiver capacidade e condições para realizar algumas partes do banho sozinho, incentive sua independência! Isso ajuda a promover sua autoestima e autonomia. Ofereça suporte e assistência apenas quando necessário.
Antecipar as necessidades também são importantes, verifique se o idoso precisa usar o banheiro. Isso evita interrupções frequentes durante o banho e ajuda a garantir maior conforto durante o processo.

No Terça da Serra nós possuímos todos esses procedimentos para garantir que a hora do banho seja uma hora confortável para a pessoa idosa, venha conhecer uma das nossas unidades!

 

Compartilhe este artigo