O ator Chris Hemsworth e a descoberta sobre o Alzheimer

O Alzheimer ainda é uma das doenças mais assustadoras para a maior parte da população mundial! Visto que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente são cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo que possuem demência, sendo o Alzheimer a forma mais comum dela. Esse número deve dobrar a cada 20 anos, chegando a 152 milhões em 2050, devido ao envelhecimento da população mundial.

O tratamento ainda carece de uma cura, mas o seu diagnóstico precoce é capaz de trazer resultados muito positivos e esperançosos. No caso do ator Chris Hemsworth, o famoso Thor dos filmes da Marvel, que foi diagnosticado com a doença! Ele realizou uma bateria de exames genéticos para a sua nova série documental intitulada “Limitless with Chris Hemsworth”, para o canal National Geographic com objetivo de abordar sobre declínio cognitivo e envelhecimento.

O resultado não era o esperado, como o ator revelou em entrevista para a revista Vanity Fair. Segundo a Folha de São Paulo, ele possui uma condição rara em que possui dois genes de apolipoproteína E do subtipo APOE4, o que faz com que ele tenha chances muito elevadas de desenvolver o Alzheimer.

É muito importante destacar que essa não é a ocorrência da doença! É apenas uma pré-disposição que eleva as chances. Mas apesar disso, há pessoas com esse tipo de gene que não desenvolvem a doença. O grande problema aqui, é que a situação do ator é um pouco mais rara. A doença é predominante no gene dos dois progenitores, onde nesse caso a chance de desenvolver a doença é 16 vezes maior, além de ter maior probabilidade de evoluir mais rápido e com menos respostas efetivas aos medicamentos.

O ator revelou durante a entrevista à Vanity Fair que adotará um estilo de vida mais saudável, com foco em dar passos mais preventivos para diminuir as chances de desenvolver demências, visto que os fatores ambientais também contribuem muito para isso. Um passo importante e maduro que o ator deu ao reconhecer que o envelhecimento é um processo, por isso quanto mais cedo cuidar dele, melhor e maiores resultados obterá.
Outro elemento importante para promover o seu envelhecimento foi de que o ator irá passar mais tempo com a sua família, conforme entrevista na Vanity Fair. A convivência social saudável também é muito importante para garantir um envelhecimento bem-sucedido.

Ele comenta ainda sobre o quanto foi assustador receber o resultado dos exames sem qualquer suporte, onde diz “[…] E Peter Attia, que é o médico da longevidade naquele episódio e supervisiona grande parte do programa, ligou para [o criador do programa] Darren e disse: “Não quero contar isso a ele diante das câmeras. Precisamos ter uma conversa paralela e ver se ele quer mesmo que isso esteja no show. Foi muito chocante porque ele me ligou e me contou. […] Eu tinha um monte de perguntas, mas ninguém as respondeu. Eu gostaria de ter feito um acompanhamento mais intenso porque realmente não sabia o que pensar.” Comentou o ator na entrevista.

O ator conta que o documentário se tornou ainda mais relevante e importante para a sua trajetória de vida e para repensar o seu envelhecimento. “A maioria de nós gosta de evitar falar sobre a morte na esperança de que, de alguma forma, possamos evitá-la. Todos nós temos essa crença de que vamos descobrir. Então, de repente, sou informado de que alguns grandes indicadores estão realmente apontando para isso como a rota que vai acontecer, a realidade disso afunda. Sua própria mortalidade.”

Um ator que possui muito cuidado com a sua aparência e com o seu porte físico foi capaz de repensar todo o seu envelhecimento através de uma bateria de exames preventivos, e você, já parou para pensar no seu envelhecimento e quais estratégias de autocuidado necessita começar a tomar para a sua vida?

E se você possui algum familiar idoso com Alzheimer, nós do Terça da Serra estamos prontos para acolher e atendê-lo em nossos residenciais espalhados pelo Brasil, temos estratégias especializadas, baseadas em estudos e muita pesquisa para garantir a melhor experiência em residenciais que você já conheceu. Venha conhecer uma das nossas unidades e nos acompanhe pelas redes sociais.

Instagram/Facebook

Compartilhe este artigo