As quedas nessa fase da vida podem ser muito perigosas e deixam todos os familiares em alerta! Isso porque a preocupação de que a queda possa ser grave pode tornar o cuidado mais receoso. Os responsáveis pelo cuidado ficam com medo de movimentar o idoso, realizar a transferência para a cadeira, cama etc.
Os estudos comprovam que a queda é o acidente doméstico mais frequente e um dos mais comuns entre os idosos.
Pontos de atenção!
Um primeiro aspecto muito importante é compreender os espaços da casa e a sua adaptação ao idoso!
Nós devemos ter muita atenção com:
– tapetes: um dos grandes responsáveis pelas quedas;
– banheiros: eles devem possuir a barra de apoio para que o idoso possa fazer a sua higiene com segurança.
– espaços também precisam ter amplitude: o idoso deve se locomover com conforto
– coisas no chão: pisos soltos, objetos escorregadios espalhados, falta de iluminação nos espaços etc. Tudo isso oferece verdadeiros riscos a eles.
É hora de adaptar a casa!
Você pode começar oferecendo um espaço amplo e com móveis espaçados. Sempre tente evitar com que fiquem coisas no chão. Mantenha os ambientes iluminados e instale barras de apoio nos espaços mais importantes como no banheiro.
Também é importante que na área de tomar banho tenha sempre tapetes antiderrapantes e a opção de suporte para uso de sabonete líquido. Os tapetes de toda a casa devem ter a parte de baixo não deslizante, em alguns casos é até possível colocar duas fitas adesivas.
Também é importante garantir que as cadeiras tenham proteção antiderrapante para evitar um possível escorregão do idoso ao se sentar ou ao ser transferido para a cadeira. É possível fazer uso de cadeiras de plástico para o momento do banho, a fim de evitar desequilíbrio por parte do idoso.
Escolha bem o tipo de calçado!
Outro aspecto importante é o tipo de calçado que o idoso costuma usar. Eles podem facilitar a queda para os idosos que já possuem um comprometimento do equilíbrio e da marcha. Principalmente os idosos que andam com os pés arrastados.
Escolha os sapatos com sola antiderrapante. Observe sapatos que possuem cadarços a fim de mantê-los sempre amarrados. Mas a nossa orientação é sempre dar preferência para modelos sem cadarços! Evite chinelos ou sapatos que fiquem soltos no pé para evitar maior risco de tropeçar no sapato e ocorrer a queda.
Os exercícios físicos são seus aliados!
Os exercícios físicos e a fisioterapia são os elementos mais importantes para garantir a prevenção de queda. Eles são responsáveis por uma diminuição de quedas muito significado muito significativa, segundo estudos, visto que o foco do trabalho é o fortalecimento muscular e o treino de equilíbrio para garantir que o idoso permaneça tendo autonomia.
Esteja atento, mas não deixe seu medo te dominar.
Nesse aspecto, a família também tem um papel muito importante! A queda não deve ser um fator que limite o idoso a determinadas atividades, pelo medo que uma nova queda ocorra!
Deve entender que limitar os movimentos do idoso só irá fazer com que a situação se torne mais grave na visão dele. Por isso é importante oferecer suporte, compreender quais são as melhorias que podem ser adotadas para evitar casos recorrentes, mas permitir que o idoso preserve a sua autonomia.
O que fazer se a queda acontecer?
A melhor opção depois de uma queda é passar o idoso em avaliação médica, com objetivo de avaliar o trauma e a sua gravidade.
Além disso, sempre que um idoso apresenta episódios recorrentes de queda, o ideal é que seja encaminhado ao médico geriatra e passe em uma avaliação com o profissional de fisioterapia.
E se você precisar de ajuda para cuidar do seu familiar idoso, pode nos chamar! Aqui no Terça da Serra os ambientes são todos pensados para o maior conforto do idoso. Eles são monitorados 24 horas por dia por nossa Central de Monitoramento que conta com profissionais da área da saúde prontos para auxiliar no que for necessário. Se quiser saber mais sobre nossos residenciais, confira em nossas redes sociais.