O que fazer se meu familiar idoso engasgar?

É um medo muito comum de não saber o que fazer se um idoso engasgar, porque afinal, eles são mais sensíveis, não dá apenas para apertarmos ou tentarmos fazer algo com força. Por isso separamos algumas dicas que podem te ajudar.

 

Deixe-o tossir!

A melhor maneira de eliminar o corpo estranho preso, é tossindo com força. Estimule-o a tossir com força para que o alimento saia. Se ele tossir, chorar ou falar, é um sinal de que não houve asfixia!

 

E se ele estiver asfixiado?

Se você perceber que o idoso está asfixiado, seja por conta de um alimento um pouco maior ou até mesmo de sua prótese, e ele não está respirando, tente retirar o corpo estranho com o dedo (se estiver na cavidade oral).

Em casos onde não conseguir retirar com o dedo, a única solução é elaborar a manobra de Heimlich, o ideal nesse caso é que consulte um médico antes, principalmente nos casos de idosos mais frágeis.

 

Na manobra de Heimlich com a pessoa em pé ou sentada, você ficará em pé, atrás dela, com os braços ao redor da cintura da pessoa engasgada.

Coloque a sua mão fechada com o polegar para dentro, contra o abdómen da pessoa, acima do umbigo e abaixo do limite da costela. Agarre firmemente o seu pulso com a outra mão e faça pressão contra o abdômen, rapidamente, para trás e para cima. Repita até o objeto ser expelido.

 

Após ser expelido, dirija-se ao médico para verificar se tudo está bem. Aqui em nossos Residenciais Sênior nós fazemos o possível para evitar o engasgo com objetos. A alimentação de nossos idosos são sempre em pedaços que são facilmente mastigáveis. Além é claro de termos monitoramento 24h por dia para verificarmos como estão e profissionais treinados para todas as situações que possam acontecer. Se quiser conhecer um pouco mais sobre nós, nos siga em nossas redes sociais.

 

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email