Quais são os primeiros sinais do Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença causada pela morte de células cerebrais, resultando na perda de funções cognitivas como memória, orientação, atenção e linguagem. Segunda a Associação Brasielria de Alzheimer (ABRAz), estima-se que, no mundo, existam cerca de 35,6 milhões de pessoas com a doença. Já no Brasil, é estimado que existam cerca de 1,2 milhão de casos.

Porém, pesquisas mostram que grande parte das pessoas portadoras da doença não são diagnosticadas corretamente. Isso ocorre porque em muitos casos ela é confundida como uma condição dos idosos ou um declínio normal relacionado à velhice.

Para te ajudar a tirar todas as suas dúvidas, te explicamos em detalhes quais podem ser os primeiros sinais do Alzheimer. Se você tem um idoso na família, fique atento e procure um médico imediatamente após a aparição de qualquer um desses sintomas.

1. Perda de memória

É um dos sintomas mais comuns da doença, principalmente nos estágios iniciais.

Pode ser Alzheimer quando: esquece informações recentes, datas importantes, membros da família ou repete a mesma pergunta várias vezes.

É normal do envelhecimento: esquecer de nomes ou palavras, mas lembrar depois.

2. Dificuldade em resolver problemas

Perda da capacidade de desenvolver ou seguir um plano.

Pode ser Alzheimer quando: dificuldade em seguir uma receita, gerir as contas mensais, problemas com concentração ou levar muito tempo para fazer algo que era rápido.

É normal do envelhecimento: cometer erros ocasionais.

3. Dificuldade para executar tarefas do dia a dia

Pode ser Alzheimer quando: dificuldade de irem até um local que já conhecem, lembrar da regra do jogo favorito, incapacidade de preparar uma refeição ou esquecer-se que já comeu.

É normal do envelhecimento: precisar de ajuda para algumas tarefas.

4. Perda da noção de tempo

Pode ser Alzheimer quando: perde a noção de datas, estações do ano e dificuldade para entender algo que não está acontecendo naquele exato momento.

É normal do envelhecimento: ficar confuso com o dia da semana, mas lembrar posteriormente.

5. Problemas de Linguagem

Pode ser Alzheimer quando: dificuldade de acompanhar ou se inserir em uma conversa. Repetir várias vezes a mesma coisa e problemas em encontrar a palavra adequada ou até mesmo dar nome errado para as coisas.

É normal do envelhecimento: dificuldade de lembrar a palavra certa para expressar algo.

6. Alterações no humor

Pode ser Alzheimer quando: se torna alguém confuso, desconfiado, deprimido e ansioso. Irritar-se com facilidade em locais que se sentem fora de sua zona de conforto. Alterações súbitas de humor.

É normal do envelhecimento: irritar-se com o rompimento da rotina.

 

Quer saber o que procurar na busca por uma Casa de Repouso? Clique aqui e leia a matéria completa!

Conheça mais do nosso dia a dia nas Redes Sociais

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email