Quais cuidados devemos ter com os idosos no frio?

Esse ano o frio não veio para brincadeira. O tempo gelado pode parecer ótimo para ficarmos debaixo das cobertas, mas devemos redobrar os cuidados com os idosos, pois o frio pode afetar o seu bem-estar. Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas de cuidados para ter no frio, vamos conferir?

1. Tomar sol sempre que possível

Pode parecer até clichê, mas alguns minutos de sol podem aumentar os níveis de vitamina D no organismo e consequentemente ajudar a fortalecer os ossos, ajudar na disposição, bem-estar e fortalecer o sistema imune do idoso. Tente fazer com que o idoso tome pelo menos 30 minutos de sol durante o dia. Transforme esse momento em algo divertido incluindo uma caminhada, uma conversa, leitura de um livro ou algo que ele goste muito.

 

2. Mantenha as atividades físicas

É comum no inverno ficarmos um pouco mais preguiçosos, mas não deixe de fazer atividades físicas com seu familiar idoso. Desde uma leve caminhada, até exercícios na fisioterapia, são extremamente importantes para evitar a rigidez muscular e manter a autonomia e independência do idoso, principalmente no frio que costumam sentir mais dores, os exercícios físicos são ótimos aliados.

 

3. Fique de olho na hidratação

O consumo de água nos dias frios costuma realmente ser menor, então fique de olho para que seu familiar idoso consuma a quantidade de água adequada para que o organismo funcione corretamente. Como no inverno não suamos tanto, o aumento de urina é um bom sinal de que a hidratação está boa. Além da água, também é importante hidratar a pele! Para isso use e abuse dos cremes hidratantes durante o dia e antes de dormir. Isso evita que a pele não fique ressecada e mais frágil.

 

4. Verifique se o idoso está com roupas confortáveis

Uma roupa quentinha e confortável é fundamental! Evite roupas apertadas, com tecidos que cocem ou incomodem. Opte sempre por tecidos de algodão que não provocam alergias e permitem mobilidade.

Com essas 4 dicas importantíssimas você com certeza transformará o inverno do seu familiar em um momento ainda mais gostoso.

Aqui em nossos Residenciais Sênior nós fazemos questão de levar essas quatro dicas ao pé da letra para que nossos hóspedes tenham o conforto necessário em qualquer época do ano. Para conhecer um pouco de nossas atividades (de inverno e também de verão) nos siga em nossas redes sociais.

 

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email