Qual a importância de ter o acompanhamento de um fisioterapeuta na terceira idade?

Há um costume milenar de procurar os especialistas só em casos de emergência. Ou seja, em casos de dor ou em casos de uma situação com sintomas já avançados. Mas hoje é dia de falar sobre o acompanhamento preventivo e toda a sua potência e capacidade de oferecer maior conforto e tranquilidade para a nossa vida.

Os benefícios de um acompanhamento preventivo

Muito antes do idoso ter alguma condição crônica, o acompanhamento de um fisioterapeuta pode ser feito para aumentar a mobilidade. Para que ele mantenha a sua condição física boa o suficiente para permanecer independente e realizar as atividades da vida diária sozinho. Principalmente porque assim garante maior garantia de prevenção de doenças como artrite e osteoporose.

Devemos pensar o quanto é muito menos custoso um acompanhamento preventivo, isso porque iremos garantir que não haja a necessidade de uma intervenção medicamentosa, além de evitar diversos tipos de quadros de dor e traz muito mais sensação de bem-estar para a pessoa idosa.

Algumas dessas atividades preventivas podem ser realizadas através da prática de pilates e yoga, capazes de trazer equilíbrio e fortalecimento dos músculos. Além de serem atividades prazerosas para a pessoa idosa que podem ser praticadas em diversos ambientes como ar livre, campo, praia e até mesmo dentro da própria casa.

Um outro benefício da atividade preventiva, é que cabe para todas as idades! Sendo uma ótima opção a realização da prática de fisioterapia acompanhado de familiares que também podem se beneficiar da prevenção de doenças crônicas a longo prazo, melhorar a postura (principalmente para as pessoas que trabalham o dia todo sentadas) e garantir uma ótima atividade de socialização.

 

A fisioterapia para o alívio da dor: menos remédio, mais atividade

 

Nós estamos em uma era diagnóstica medicamentosa. Hoje em dia, temos remédio para todos os tipos de doenças, sintomas, dores e isso tem muitos benefícios. Mas nem tudo precisa ser resolvido exclusivamente com uma intervenção farmacológica, podemos optar por uma prática mais benéfica: o acompanhamento com fisioterapeuta.

Um dos benefícios é que o acompanhamento com um especialista pode diminuir o uso de analgésicos. E isso diminui também a ocorrência de efeitos colaterais e traz muito mais conforto para o alívio da dor de forma natural, pois as práticas de fisioterapia incluem: massagem, mobilização articular, eletroterapia e terapia manual.

Todas essas estratégias são usadas para ajudar a aliviar dores agudas ou crônicas, como dores nas costas, dores no pescoço, dores de cabeça, dores musculares, entre outras. Além disso, uma das técnicas muito utilizada pelos fisioterapeutas é ensinar técnicas de relaxamento para que a própria pessoa possa realizar sozinha, como respiração profunda, relaxamento progressivo muscular e técnicas de visualização, para ajudar a aliviar a dor e promover um estado de relaxamento geral. Essas técnicas servem tanto para dores crônicas, como para dores pontuais.

A importância de evitar o excesso de medicalização nas pessoas idosas vai além dos efeitos colaterais, mas também pela interação medicamentosa, onde muitas vezes um determinado componente químico de um simples remédio para dor de cabeça pode interferir em outras medicações que a pessoa idosa já faz uso, então sempre que possível, o melhor é procurar um especialista de fisioterapia para garantir um acompanhamento mais holístico e que garante maior bem-estar para a pessoa idosa.

 

O fisioterapeuta no suporte da vida cotidiana

 

O fisioterapeuta é um profissional que atua muito além das dores e das doenças crônicas, mas atua principalmente nas atividades da vida diária, no fortalecimento e no preparado que a pessoa idosa possa ter um bom desenvolvimento no seu dia a dia, vamos apresentar algumas das principais atividades realizadas neste aspecto:

 

Exercícios de fortalecimento: Os exercícios de fortalecimento muscular são essenciais para manter a força e a funcionalidade em idosos. Os fisioterapeutas podem prescrever uma variedade de exercícios que visam fortalecer os principais grupos musculares, como os das pernas, braços e tronco.
Eles servem para garantir que a pessoa idosa consiga mover caixas, levantar panelas, arrastar uma cadeira, atividades essas que apenas com um bom fortalecimento muscular é possível fazer sem pedir ajuda de terceiros.

Exercícios de equilíbrio e coordenação: A melhora do equilíbrio e da coordenação é essencial para prevenir quedas e promover a segurança nas AVDs. Os fisioterapeutas podem ensinar exercícios específicos para melhorar o equilíbrio, como ficar em um pé só, andar em linha reta, fazer exercícios de equilíbrio em superfícies instáveis e praticar transferências seguras, como se levantar de uma cadeira ou da cama.
Elas servem para garantir a forma correta de se levantar quando for ao banheiro, a postura certa para tomar banho de pé, a postura correta para se abaixar para pegar um objeto ou se levantar da cama, além de evitar quedas pela fraqueza muscular ou desequilíbrio.

 

Treinamento de marcha e mobilidade: O treinamento de marcha é fundamental para melhorar a mobilidade e a capacidade de se locomover de forma segura. Os fisioterapeutas podem ensinar técnicas de caminhada adequadas, incluindo o uso de dispositivos de auxílio, como bengalas ou andadores, quando necessário. Eles também podem orientar sobre como subir e descer escadas corretamente, fazer curvas e manter o equilíbrio durante a marcha.
Elas servem para garantir que a pessoa não ande com os pés arrastados, correndo o risco de tropeçar em tapetes ou coisas que estejam no chão, principalmente para evitar que os idosos usem uma marcha com pequenos passos que fazem com que se desequilibre, a fim de que ele tenha autonomia para andar pela própria residência.

 

Essas são apenas algumas das muitas atividades que esse tipo de especialista realiza, onde é feito um diagnóstico pormenorizado diante de uma avaliação detalhada, a fim de compreender quais são as potências e as principais necessidades de fortalecimento dos músculos da pessoa idosa, onde são desenvolvidas diversas estratégias para cada pessoa de forma individualizada e adequada.

 

Em todas as nossas unidades do Terça da Serra nós temos um profissional de fisioterapia para garantir que os idosos tenham este atendimento personalizado, nas nossas redes sociais você pode acompanhar o trabalho desenvolvido em diversas unidades! E se ficou interessado em saber mais sobre esse trabalho, entre em contato conosco para conhecer uma das nossas unidades!

 

Instagram | Facebook

 

Compartilhe este artigo