TOP 5 dicas para chegar à terceira idade esbanjando saúde

É essencial pensar no futuro e agir no hoje para chegar na terceira idade com saúde e bem-estar! De acordo com os dados divulgados pelo IBGE em 2018, no Brasil, 28 milhões de pessoas tem mais de 60 anos de idade e a tendência é de que o percentual dobre até as próximas décadas. Pensando nisso, a Terça da Serra resolveu te revelar cinco dicas para chegar à terceira idade esbanjando saúde e bem-estar. Confira:

Escolha atividades físicas que te proporcionem bem-estar

Que a prática regular de atividades físicas contribui e muito para manutenção da saúde, isso não é novidade. Mas você já começou a se exercitar? Pode ser aquela caminhada no seu bairro, aula de dança, musculação, pilates, sozinho mesmo ou com os amigos. Os benefícios vão da prevenção de doenças como hipertensão, osteoporose e alzheimer à melhora no humor e na autoconfiança.

Mas antes de se aventurar, procure acompanhamento médico para entender quais são seus limites!

Não ficar parado é sinônimo de saúde

O dia a dia agitado, aquela correria danada e, de repente, aposentadoria e calmaria! E agora, o que fazer? A depressão tem se tornado um dos grandes problemas da terceira idade. Os vilões podem ser o sedentarismo e o ócio mental. Para não se deixar abater, é fundamental incluir na rotina novas ocupações e desafios, assim os idosos terão objetivos e um propósito, e a vida ganhará um novo sentido.

Ensine o que você aprendeu ao longo da vida, pratique esportes, busque os netos na escola, descubra novas opções de lazer, entre outras. Ressignifique-se! 

Dedique-se ao próximo

Bailes beneficentes, bingos, viagens… Ajudam e muito a manter a convivência social do idoso.

Para manter o sorriso no rosto e os passos mais leves, não hesite em procurar atividades sociais que estimulem sua rotina e sua convivência com grupos sociais distintos (família, igreja, vizinhos, clube, etc), pois, além de combater a solidão, essa atitude aumenta sua disposição e bem-estar social!

Não descuide da alimentação

Manter uma alimentação saudável é aquela dica básica para manter o corpo em plena disposição. Por isso, evite alimentos hipercalóricos, com gorduras saturadas, açucar e aditivos industrializados e foque em uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. A diferença não será sentida apenas na balança, lembre-se disso.

Vá para a cozinha e descubra novas receitas, divirta-se!

A família ajudando na saúde

Agora que tem mais tempo livre, que tal aproveitá-lo ao lado de quem você mais ama? Embarque em uma viagem para rever os parentes e amigos, leve os netos ao cinema, prepare um almoço especial para os filhos que já saíram de casa e não pare!

Quer mais dicas sobre a terceira idade? Clique aqui e conheça os 3 maiores benefícios da autoestima nos idosos!

Conheça o dia-a-dia das nossas Unidades nos seguindo nas Redes Sociais:

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email