Conheça os 5 maiores benefícios da Fisioterapia para os Idosos

Uma nova especialização da fisioterapia foi ficando cada vez mais requisitada e essencial com o aumento da expectativa de vida da população brasileira. A fisioterapia para idosos é muito importante para garantir a qualidade de vida e o bem-estar na terceira idade. O foco do profissional está na relação de nervos, ossos e articulações de forma a trabalhar para prevenir, corrigir e recuperar funções dos mais diversos sistemas.

Todos os idosos podem procurar um fisioterapeuta. Independentemente da existência de condições como Alzheimer, ocorrência de AVC ou qualquer outra doença que diminua a mobilidade. Por isso separamos para você os cinco maiores benefícios da fisioterapia para os idosos.

Diminuição de dores

Em qualquer idade a dor diminui a qualidade de vida e impossibilita certas atividades rotineiras. Essa preocupação fica ainda mais forte na terceira idade. Por isso a fisioterapia entra em cena com exercícios para aliviar os membros e regiões afetadas. Existem várias combinações de atividades que podem ajudar como o alongamento e até a acupuntura.

Fisioterapia atuando no estímulo à independência

O fisioterapeuta faz um estudo prévio de todo o histórico de saúde do idoso e elabora uma série de exercícios que têm como foco a independência e autonomia dos movimentos. Além disso, o profissional pode também sugerir uma série de adaptações na residência que vão facilitar todo esse processo.

Trabalhando o ganho de força

Um dos objetivos das sessões de fisioterapia é trabalhar para que o idoso recupere ou ganhe mais força e resistência. Dessa forma as atividades funcionais e motoras passam a ser mais simples e com movimentos mais seguros.

Melhora do equilíbrio e coordenação

Infelizmente as quedas são muito comuns na terceira idade. Isso se dá por conta da perda de força, equilíbrio e coordenação motora nos membros inferiores. Nesse caso, o fisioterapeuta poderá trabalhar com o Treino de Marcha, por exemplo.

Nessa atividade o idoso caminha por um trecho com uma série de obstáculos que vão incentivar equilíbrio, postura e principalmente coordenação motora.

A fisioterapia preservando a flexibilidade

Considerando a saúde dos músculos e articulações, esse benefício é super importante. Eles são essenciais para que o idoso possa fazer movimentos funcionais e motores sem dor e

com eficiência. A intenção não é recuperar a flexibilidade de quando eram jovens, mas preservar ou recuperar um quadro atual.

E dentro de uma Casa de Repouso?

Nós da Terça da Serra oferecemos os serviços de fisioterapia para todos os hóspedes. Cada idoso é avaliado individualmente e tem um acompanhamento 360° junto com os outros profissionais que compõe o nosso time.

Em todas as nossas Casas de Repouso a fisioterapia tem como objetivo prevenir e aliviar dores. O foco é sempre na preservação da qualidade de vida!

Quer saber mais sobre os nossos profissionais? Clique aqui e conheça o papel do Cuidador de Idosos!

Conheça o dia-a-dia das nossas Unidades nos seguindo nas Redes Sociais:

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo