Descubra a atuação da Terapia Ocupacional no processo de envelhecimento

A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que tem se tornado cada vez mais relevante para os idosos. O motivo é simples: estamos cada vez mais em busca de mais qualidade de vida durante o envelhecimento e o profissional terapeuta ocupacional é um grande aliado nesse processo.

Conhecendo a Terapia Ocupacional

A área ainda é pouco conhecida, mas trata-se de uma formação de nível superior que habilita o profissional para colaborar na manutenção das capacidades funcionais do idoso. Pode auxiliar, por exemplo, na prevenção para que doenças crônicas e degenerativas da velhice não acometam a independência e autonomia.

Agora que você já sabe, vamos te explicar como é o tratamento e sua importância.

Por onde começar?

 O planejamento da nova rotina do idoso terá base em uma avaliação completa por parte do terapeuta ocupacional. Ele irá levantar o histórico de vida do idoso e checar sua capacidade funcional. O objetivo é que as atividades atendam às necessidades pessoais e sociais. Isso quer dizer que vamos auxiliá-lo a desempenhar seus papéis ocupacionais (ser amigo, membro de família, trabalhador, cuidador e entre outros), conservar sua saúde e interagir com o ambiente.

A importância das atividades

É muito importante que o idoso realize, de forma independente, algum tipo de atividade, mesmo que bastante simples. Dessa forma ele terá a oportunidade de se exercitar, aumentando sua autoestima e interação social.


 As mais difíceis poderão ser adaptadas, utilizando-se dos benefícios da tecnologia assistida. Esse tipo de tecnologia é usada para empregar recursos, produtos, metodologias, estratégias e serviços, a fim de promover a funcionalidade. Isso desencadeia o aumento da independência e autonomia de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

Esses procedimentos podem ser utilizados também para facilitar as tarefas dos idosos com incapacidades mais graves.

A terapia ocupacional é feita em grupo ou individual?

Apesar das atividades parecerem individualizadas, o atendimento terapêutico-ocupacional, dependendo da necessidade, poderá ser feita em grupos. 

As atividades em grupo proporcionam troca de experiência, fortalecimento de vínculo social, minimização de conflitos ambientais, instrumentalização dos idosos no favorecimento da comunicação, do agir coletivo, além de promover autonomia e a tomada de decisão. Pode-se desenvolver também novas habilidades, podendo minimizar o declínio cognitivo.

Uma das atividades que merece destaque são os grupos de culinária, frequentados por idosos com problemas motores semelhantes. Eles serão orientados quanto à utilização de dispositivos de auxílio, tais como tábua para cortar com proteção nas laterais, tesoura com alças e facas com ângulos retos e ergonômicos.

Outro exemplo de atendimento grupal, são os de suporte emocional nos quais os idosos têm a oportunidade de compartilhar experiências, atividades e resolução de problemas com outras pessoas de sua faixa etária e, ainda, discutir informações importantes visando manter e/ou aumentar a sua autonomia e a sua independência, sempre que possível.

E dentro de uma Casa de Repouso?

Vimos que a terapia ocupacional pode tornar-se uma grande aliada para manter a saúde e qualidade de vida de nossos idosos. Deve-se indicar para uma abordagem terapêutica-ocupacional um idoso, quando se observar que qualquer evento ocorrido em sua vida comprometa suas atividades cotidianas, pondo em risco sua autonomia, saúde e participação social.

Nas Casas de Repouso e Residenciais Sênior do Terça da Serra os hóspedes têm sessões de terapia ocupacional no mínimo 3 vezes na semana e nós percebemos como esse momento é importante na preservação da saúde e qualidade de vida dos nossos idosos.

Quer saber mais sobre saúde e qualidade de vida no envelhecimento? Clique aqui e descubra os benefícios da fisioterapia na terceira idade!

Conheça o dia-a-dia das nossas Unidades nos seguindo nas Redes Sociais:

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email