Passo-a-passo para implantar a acessibilidade na casa de idosos

O termo acessibilidade significa “ter acesso” e se refere à inclusão de pessoas com algum tipo de dificuldade motora em todo e qualquer ambiente. Para os idosos esse é um fator primordial para que tenha sua independência preservada e garanta mais segurança.

Com o passar dos anos o nosso corpo sofre mudanças na visão e na estabilidade dos movimentos. Ações simples como subir um degrau e andar por um corredor podem ocasionar acidentes domésticos. Por isso é muito importante que a casa que o idoso vive seja adaptada para as suas necessidades.

Preste atenção na iluminação

A visão sofre grandes alterações com o avanço da idade e para ajudar nisso a iluminação ideal é uma grande aliada.

Prefira luzes amareladas nos quartos e salas. Na cozinha e banheiros, luzes brancas. A instalação de spots de luz e abajures ajuda bastante a trazer mais luminosidade ao ambiente e evitar acidentes.

Pisos que evitam acidentes

Pisos muito lisos podem ser lindos, mas extremamente perigosos para os idosos. O ideal é trocar todos os pisos, internos e externos, por antiderrapante.

Sempre necessário ter atenção especial para os ambientes molhados como banheiros e áreas externas. Nesses locais o uso do piso antiderrapante é crucial!

Barras de apoio para mais independência

As barras de apoio ajudam muito na autonomia dos idosos, fazendo com que eles possam se movimentar com segurança e liberdade.

O ideal é implantar barras em corredores, dentro do box do banheiro, ao lado do vaso sanitário e próximos a lugares onde a pessoa precisa de apoio para levantar-se. Como poltronas, sofás e camas.

Rampas dando acessibilidade

Talvez essa seja a adaptação mais comum na grande maioria de ambientes. Ela realmente é muito importante, não somente para aqueles que fazem uso de cadeira de rodas.

Para os idosos é muito mais seguro subir uma rampa com todos os apoios de corrimão do que degraus. Lembrando que rampas precisam de um cálculo específico para determinar sua inclinação ideal. Por isso um profissional da área de arquitetura é tão importante.

Elevadores facilitando a locomoção

Em locais com muitas escadas, o indicado é a instalação de elevadores. Eles não são úteis apenas para os idosos que usam cadeiras de rodas.

A escada é extremamente perigosa para um idoso e o elevador traria muito mais segurança, agilidade e conforto na sua movimentação.

Como é a acessibilidade dentro de uma Casa de Repouso?

Nossos Residenciais respeitam a acessibilidade exigida pela RDC 283/2005, um documento que regula o funcionamento de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Além disso, nossa arquiteta também respeita as normas de acessibilidade presentes na NBR 9050, um documento que padroniza as adaptações em qualquer espaço.

Quer saber a importância do papel do nutricionista na Terceira Idade? Clique aqui 

Quer saber como é a rotina dos nossos Residenciais Sênior? Nos acompanhe nas Redes Sociais!

Instagram

Facebook

 

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email