Conheça em primeira mão a rotina de uma Casa de Repouso

A rotina de uma Casa de Repouso é uma das maiores dúvidas daqueles que procuram por serviços de hospedagem. Quais as atividades oferecidas? Meu familiar ficará sozinho? Ele terá que seguir o horário do local ou pode continuar com seus próprios horários?

São perguntas muito normais para quem recém conhece um Residencial Sênior. Por isso, queremos te ajudar! Vamos te contar em primeira mão como é a rotina aqui na Terça da Serra.

Individualidade é a chave

O ideal é que a Casa de Repouso trate o idoso como um indivíduo único, com todas as suas particularidades e tudo aquilo que o torna alguém único. Isso vai garantir um cuidado mais individualizado e focado nas necessidades e dificuldades do idoso.

Humanização em cada gesto

A palavra humanização pode ter entrado como um dos clichês do setor de hospedagem para idosos, mas ela realmente é muito importante.

O cuidado humanizado vai muito além da não presença de maus tratos. É sobre olhar para cada pessoa e levar em conta toda a sua história de vida. É sobre escuta ativa, amor e carinho em cada atividade oferecida ou realizada.

Mais do que ser cuidado com excelência, o idoso deve sentir confiança nos profissionais e, principalmente, se sentir acolhido em sua totalidade.

Uma rotina de exercícios físicos

O Residencial Sênior não é local de reabilitação, mas sim de prevenção. Por isso é essencial que exista uma rotina de exercícios físicos.

As atividades podem ser feitas por um fisioterapeuta com foco em alívio de dores e prevenção das doenças relacionadas a ossos e articulações. Para isso temos:

– Treino de Marcha: um conjunto de atividades que buscam a melhora da mobilidade com treino de equilíbrio, de postura e aprendizagem motora.

– Caminhadas: um dos exercícios mais indicados para a terceira idade. Ajuda no fortalecimento muscular e na saúde cardiorrespiratória.

– Fisioterapia: circuitos, exercícios de equilíbrio e fortalecimento muscular com o objetivo de ajudar nas dores e prevenir doenças ligadas aos ossos e articulações.

Estimulação cognitiva para a mente

Estimular a mente ajuda muito na autonomia dos idosos, dando mais qualidade de vida e bem-estar. Oficinas de estimulação e outros tipos de exercícios mentais são muito importantes. Como, por exemplo:

– Terapia Ocupacional: focado em desempenhar as atividades de vida diária, estimulando o nível de independência e autonomia de cada hóspede.

– Atividades manuais: promovem a melhora da coordenação motora fina, visomotora, destreza, movimentação dos membros superiores e exploram a criatividade.

– Oficina de Estimulação Cognitiva: proporciona aos idosos o desenvolvimento de novas conexões neurais e novas habilidades.

– Jogos educativos: aliando atividades lúdicas e estímulo cognitivo, os jogos são ótimos para ajudar na interação e integração dos hóspedes.

– Atividades Ocupacionais: jardinagem, cuidados de animais e outras atividades, são ótimas para a valorização do idoso como indivíduo útil e necessário.

E muito mais

Existem várias outras possibilidades de atividades que ajudam muito no processo do envelhecimento. Veja sempre qual o calendário oferecido pela Casa de Repouso de seu interesse e fique atento na regularidade dessas atividades.


– Atividades Culturais: valorização do nível cultural e do potencial intelectual de cada hóspede utilizando sessões de cinema, peças teatrais, discussão de assuntos atuais e literatura.

– Dia da beleza: é um momento para estimular a auto-percepção e o reconhecimento do próprio corpo diante da vida.

– Oficina de culinária: uso da comida e do ato de cozinhar para despertar memórias afetivas ligadas aos alimentos.

– Dinâmicas em grupo: excelentes para promover a socialização enquanto fazem uma atividade física ou manual com um objetivo definido.

Como funciona a rotina no Terça da Serra?

Por aqui nós levamos em consideração a vivência e as individualidades de cada idoso, sempre buscando sua independência e autonomia.

Oferecemos atividades físicas, de socialização e estimulação tanto do corpo quanto da mente. O nosso maior objetivo é levar mais qualidade de vida para os nossos hóspedes!

 

Quer saber como implantar a acessibilidade perfeita para o seu familiar idosos? Clique aqui 

Quer saber como é a rotina dos nossos Residenciais Sênior? Nos acompanhe nas Redes Sociais!

Instagram

Facebook

Compartilhe este artigo

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email